Filial Petrópolis

Imagens da Filial Petrópolis

Fotos da antiga casa, situada na Rua Albino Siqueira no 458 - Alto da Serra em 1942 e fotos da construção da atual sede própria entre 1942 e 1943















Fotos do 63° aniversário - 2006



















Fotos do 64° aniversário - 2007



































Visita à Casa-Chefe - 21/10/2006















Trechos de discursos durante a inauguração (1943)

[...]Guardando grata recordação da nossa primeira estada no Filiado de Petrópolis, aumentou sempre a nossa estima pelos seus dirigentes materiais, vendo neles sempre fiel obediência à disciplina criada pela Casa-Chefe e admirando o entusiasmo que todos nutriam para com a Doutrina, para tudo quanto dela emanasse e, sobretudo, aos elevados anseios de legar à humanidade, por intermédio da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, uma Casa mais condigna, não só à Doutrina, como a esta hospitaleira e admirável Petrópolis.

[...] Eis-nos, pois, senhores, dentro da Casa erigida com o produto do labor dos abnegados servidores do Racionalismo Cristão em Petrópolis!

Antonio Cottas


Esta casa racionalista cristã de Petrópolis foi sempre padrão de disciplina, de atividade, de salutares anseios de desenvolvimento, e as nobres intenções que animam os espíritos dos seus componentes dedicados repercutem na Casa-Chefe, onde se confundem, em agradável ressonância, com os elevados propósitos que ali se desdobram.

[...] Vibrando em harmonia com a corrente do bem, os nossos pensamentos se associam, nesta hora, em fraternais congratulações, aos pensamentos de todos aqueles que sentem, na imponência, pelo valor moral, desta inauguração, a grande força idealizadora, construtiva, esclarecedora, que reside no espírito inolvidável de Luiz de Mattos.

Luiz de Souza
[...] Acreditamos, Senhores e Senhoras, com toda a energias duma convicção robusta e viva, que esta Doutrina há de ser o que Luiz de Mattos sempre esperou que ela fosse um dia!

Confiamos no esforço daqueles que a servem e constatamos, no seu entusiasmo, uma grande disposição para a luta, que os levará infalivelmente à vitória.

Sabemos que os seus abnegados servidores não contam com alegrias, gratidões ou quaisquer outras compensações, pois muitas serão as decepções e desilusões que os esperam, mas temos a certeza de que eles saberão tudo vencer, encarando as vicissitudes da vida com valor e altivez.

Maria Cottas
Trechos retirados do livro Casas Racionalistas III - O Racionalismo Cristão em Petrópolis - 1943



De "Imagens da Filial Petrópolis" para a primeira página

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved